Tecnologia blockchain garante rastreabilidade e maior valorização da fibra nacional.
Durante o 14º Congresso Brasileiro do Algodão, grandes acontecimentos marcaram o evento e a história da cotonicultura: tivemos a apresentação da primeira companhia do Brasil a usar camisas com algodão rastreáveis.
A Syngenta apresentou sua equipe uniformizada com camisas feitas a partir do algodão brasileiro, sustentável e rastreável. A novidade reforça o avanço do Brasil na vanguarda internacional, além de promover melhor valorização da fibra brasileira.
Como é feita a rastreabilidade do algodão?
Um dos grandes temas debatidos no evento, foi a rastreabilidade da fibra do algodão. A Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), tem governado um importante movimento para conectar todos os elos da cadeia, valorizando a produção da commodity e promovendo visibilidade na ponta consumidora.
O trabalho de rastreabilidade utiliza a tecnologia blockchain e garante que todos os passos da fibra, desde o algodoeiro até ao produto acabado, possam ser acompanhados e conferidos através de um QR Code.
Inovações e tecnologias no manejo do algodão
Durante os três dias do congresso mais de 3.500 produtores participaram do principal evento da cotonicultura. Manejo, inovação, cenário macroeconômico e governança da comunicação sobre a excelência da fibra brasileira, foram alguns dos temas apresentados na plenária.
O evento é o principal ponto de encontro para a cadeia produtiva do algodão. A cada dois anos, os mais influentes formadores de opinião, produtores e tomadores de decisões marcam presença no CBA, buscando conhecimento, networking e oportunidades.
Foi a primeira empresa brasileira a apostar nesta inovação, o que condiz na essência da empresa e na paixão pelos clientes. Vestir a camisa da cotonicultura do país, literalmente
Revolução no manejo contra o bicudo-do-algodão
Outro destaque do CBA foram as inovações tecnológicas para conter a principal praga da cultura, o bicudo-do-algodão (Anthonomus grandis).
A Syngenta reforça seu compromisso com os cotonicultores e apresenta um portfólio robusto e preparado para o manejo das lavouras com soluções inteligentes e integradas. Destaque para Sponta®, inseticida e acaricida de alta eficácia contra o bicudo, excelência no controle contra ácaros e tripes, e conveniência na aplicação.
Para apresentar o portfólio, a Syngenta preparou uma jornada incrível para todos os congressistas.
Jornada do Cliente
Conectando as inovações e lançamentos da empresa com os produtores, a Syngenta se fez presente em diversos momentos até a chegada ao Centro de Eventos do Ceará. Desde o desembarque no aeroporto de Fortaleza/CE, até a entrada do congresso, os participantes foram impactados com ações da marca, revelando novos produtos e soluções.
Chegando no evento, mais uma surpresa: agricultor que busca inovação entra pelo estande da Syngenta. A entrada oficial do CBA foi através do nosso espaço.
Desafios climáticos impactam produção de algodão no Brasil
Com o aumento das temperaturas, a fibra de algodão não atinge seu potencial ideal, especialmente durante o pré-florescimento, o que resulta em queda na produção. A cada aumento de 1ºC, há uma redução estimada de 100 kg/ha. Outro desafio é o micronaire, índice que mede a qualidade da pluma, influenciado pelo calor excessivo e essencial para a aceitação no mercado global.
Além dos efeitos no desenvolvimento do algodoeiro, o clima também influencia o comportamento de pragas, que podem se proliferar em maior número e intensidade. O manejo integrado e o uso de tecnologias de monitoramento são apontados como soluções para minimizar perdas e garantir a viabilidade da produção frente às mudanças climáticas.
CBA em números
O congresso reúne toda a cadeia produtiva do algodão e diversos stakeholders. Mais de 29 países estiveram representados entre visitantes e painelistas, 23 Estados brasileiros e mais de 3.500 pessoas.
A Syngenta está ao lado do produtor rural em todos os momentos, oferecendo as soluções necessárias para construirmos, juntos, um agro cada vez mais inovador, rentável e sustentável.
Confira a central de conteúdos Mais Agro para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo no campo.
Simmm